quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Que caminhos são estes?


 “Se tivesse que comparar os caminhos de Deus com um qualquer caminho que conheço, o que escolheria?”


Para começar excluiria as auto-estradas, pois nelas raramente temos tempo para olhar à volta, não há cruzamentos, cedências de passagem e nunca somos obrigados a reduzir a velocidade (a não ser que se esteja a passar os 120). Incomoda ter que parar, nem que seja nas portagens, e por isso, tornamo-nos aderentes à via verde. Nestas estradas apenas queremos chegar ao destino e nem aproveitamos o caminho.

Assim, para mim… só há duas opções:




Uma estrada no meio da cidade, porque apesar de também querermos atingir o nosso destino, estamos ou devemos estar atentos às prioridades (às nossas e às dos outros) e ainda porque há CRUZamentos, ou seja, acabamos por nos cruzar mais vezes com a vida de outras pessoas… E logo é diferente, pois na auto-estrada, ou sou eu que passo por um carro ou é o outro carro que passa por mim, não havendo grande atenção de parte a parte, pois não há cedências a fazer. Para além disso, por vezes no meio da cidade ou ficamos presos nas filas de trânsito (que nos fazem obrigatoriamente abrandar ou mesmo parar) ou andamos à roda em rotundas… E porque é importante? Porque também na vida, há vezes em que parece que andamos às voltas e não saímos do lugar e no entanto, é precisamente isso que nos permite escolher melhor qual a direcção a seguir, porque temos tempo para pensar na escolha.

O caminho que ainda não está alcatroado também me parece uma boa opção, porque este irá certamente ter muitos altos e baixos, assemelhando-se em muito com o nosso próprio caminho de vida.

Mas… se é um caminho sem alcatrão, será também sem sinais… sendo necessário, uma bússola ou um mapa, que mesmo não nos indicando um caminho, nos apresenta vários e nos ajuda a escolher… (Acho que conheço alguém que me faz precisamente o mesmo...) Imaginando ainda, que estamos no meio da natureza pura, teremos então o silêncio, que é um companheiro saboroso na hora de tomar o caminho certo.


Os caminhos de Deus, para mim, só podem ser…

De auto-conhecimento,

De paragens,

De cedências,

De silêncio, e

De crescimento…


As estradas de Deus só podem ser o caminho que faça cruzar o caminho da minha vida com os caminhos de tantas outras vidas, para que por meio delas, a minha meta seja valorizada precisamente… pelo meu caminho.


sábado, 14 de novembro de 2009

Serões em familia




“Chegado ao hospital, pensei ter-me enganado no quarto.
Em todos aqueles anos de contacto com Noah nunca o vira de olhos postos num televisor. Apesar de ter um aparelho em casa, este servira principalmente para os filhos enquanto eles foram pequenos e na altura em que conheci a família já era ligado muito poucas vezes.
Em vez disso, a maioria dos serões era passada no alpendre, onde se contavam histórias. Em certas alturas, a família cantava enquanto Noah tocava guitarra, mas havia dias em que as pessoas se limitavam a conversar, tendo como música de fundo o canto dos grilos e das cigarras. O mesmo que a família fazia na sala de estar durante as noites mais frias, depois de Noah ter acendido a lareira. Também havia serões em que cada um se limitava a enroscar-se nos sofás ou nas cadeiras de balouço e ficava a ler. O único ruído que se ouviria, durante horas, era o de folhear as páginas dos livros, o que permitia a cada um evadir-se para um mundo diferente, mesmo que nas proximidades dos mundos dos outros.
Era um regresso a outra era, a um tempo em que os valores da família estavam acima de tudo, e eu adorava participar naqueles serões.”
In “Alquimia do amor” – Nicholas Sparks

Fizeram-me falta serões assim...

Fazem-nos falta serões assim... :)

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Convite (caixa de mensagens)



E se os convites que fazemos fossem feitos assim?

Tem uma sinceridade tão bonita :) "Podes não ter tempo ou disposição..."
Nem sempre é fácil aceitar isto como resposta e por vezes é ainda mais dificil entendê-la.


A campanha em que se inseriu foi também um bom convite para acabarmos com os nossos pré-conceitos ou pelo menos para pensarmos um bocadinho neles e deixarmos os tabús que estão enraizados.  Ainda não acabaram, mas pelo menos já começámos o caminho.
Here we go!!!!!

Arquivo

Mensagens populares

Seguidores