quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Arte em movimento

"Sobem e descem todos os dias as colinas de Lisboa mas, a partir de hoje, estas viagens rotineiras tornaram-se mais interessantes porque quatro elevadores da Carris receberam intervenções desafiadoras de artistas portugueses.

Até 30 de Junho deste ano, quatro equipamentos emblemáticos de transporte de passageiros na cidade vão mostrar aos lisboetas e turistas intervenções de vários artistas:

- Ascensor da Bica
 A intervenção do artista Alexandre Farto (nascido em 1987, em Lisboa) no Ascensor da Bica, intitulada "Espectro", consiste no revestimento das duas cabines com uma película reflectora que irá, como um espelho, "reflectir a realidade circundante, sejam pessoas, casas e tudo o que acontece". 



- Ascensor do Lavra, 
Vasco Araújo (nascido em 1975, em Lisboa), instalou o seu projecto  intitulado "A Viagem", através de placas com frases de Fernando Pessoa e do próprio artista coladas nos bancos do elevador. "É um trabalho profundo e intimista que interpela os passageiros, convidando-os a pensar"

- Ascensor da Glória
Susana Anágua (nascida em 1976, em Torres Vedras) criou uma proposta artística para o Ascensor da Glória que tem a ver com "o equilíbrio de forças, e a mecanicidade do equipamento", tendo-a intitulado "IN.TER.SEC.ÇÃO". Pintou com tinta fluorescente no chão, exactamente onde os ascensores se cruzam, e fixou focos de luz que são ligados quando as máquinas se ladeiam, iluminando os dois e a tinta colocada no pavimento. 
A artista pretende “registar a experiência de encontros e desencontros que todos já experienciámos nos elevadores”. (e na vida digo eu :))

- Elevador de Santa Justa
Susana Mendes Silva (nascida em 1972, em Lisboa), vai convidar as pessoas a interagir através de um texto em várias línguas - colocado nos vidros do interior da cabine - que remete para um blogue na internet (http://santa-justa.blogspot.com/.) onde poderão deixar as memórias pessoais sobre a utilização daquele equipamento."   
                                                                

"O objectivo do desafio lançado aos quatro artistas é
"estabelecer uma ponte entre um passado de histórias e vivências com o presente e o futuro",
levando os passageiros a redescobrir estes históricos elevadores lisboetas, classificados como Património Nacional, explicou Lourenço Lucena, comissário da iniciativa.

Lourenço Lucena recordou que a Carris desenvolveu um projecto semelhante nos anos 80 com intervenções dos artistas Eduardo Nery, Calvé e José de Guimarães em autocarros de dois andares."

Para saber mais:


Acho estas iniciativas extremamente importantes. É importante que a arte saia à rua, que venha ao encontro das pessoas. Para que assim deixe um bichinho e para a próxima sejam as pessoas a ir ter com a arte.
A mim só me falta mesmo... Ver ao vivo toda esta obra de arte!! :) Porque sim, eu gosto de me encontrar com a arte. E gosto ainda mais quando ela me apanha desprevenida.

0 comentários:

Arquivo

Mensagens populares

Seguidores