segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Etty Hillesum - Diário 1941-1943


Um livro que sem dúvida me marcou. Talvez por saber que é um testemunho real. E pelo tema também ser algo que me diz muito. Bem, foi um livro que mudou muita coisa. Acho que o mais engraçado foi... Eu não estou nada habituada a marcar os livros. Neste foi precisamente ao contrário, foi só ver crescer post-its espalhados pelas folhas fora. Cerca de 20 pelo menos. De tal maneira que até me perguntaram quem me viu com o livro se ele era assim tão bom. Porque ainda para mais, era alguém que me conhecia e percebeu que não era de todo normal isto em mim. :)


Mas realmente, o livro é um testemunho de vida que nos deixa estupidificados. (bem lá estou eu a inventar uma palavra :P).


Claro que em situações limite é quando os seres humanos se conhecem melhor e tendo em conta que se tratava de uma judia, na altura da Segunda Guerra Mundial, era certamente uma situação limite por excelência. Mas neste caso foi mais que isso... a Etty teve um crescimento marcável ao longo de todo o livro. Espero sinceramente ter aprendido alguma coisa com a sua vida. Porque desde a fé que nela vai crescendo, até à visão da vida que vive e que a rodeia, ela é simplesmente exemplar.

O viver e o morrer, o sofrimento e a alegria, as bolhas nos meus pés gastos e o jasmim atrás do quintal, as perseguições, as incontáveis violências gratuitas, tudo e tudo em mim é como se fosse uma forte unidade, e eu aceito tudo como uma unidade e começo a entender cada vez melhor, espontaneamente para mim, sem que ainda o consiga explicar a alguém, como é que as coisas são, gostava de viver longamente para no fim, mais tarde, conseguir explicar, e se isso não me for dado, pois bem, nesse caso uma outra pessoa irá fazê-lo e então um outro continuará a viver a minha vida, ali onde a minha foi interrompida, e por isso tenho de viver a minha vida tão bem e tão completa e convincentemente quanto possível até ao meu derradeiro suspiro, para que o que vem a seguir a mim não precise de começar de novo nem tenha as mesmas dificuldades.”

Por fim, há medida que me ia aproximando do fim do livro, ia ficando com pena de estar a acabar. Não só porque me aproximava do fim de tudo o que tinha sido escrito por Etty, mas também porque significava que mais próxima do campo de concentração Etty se encontrava. No entanto, alegrava-me ao mesmo tempo, porque ela viveu mais em dois anos de vida, que muita gente vive em toda uma vida. E isso só pode ser uma grande mensagem de esperança para cada um.

Alguns post’s com excertos do livro já andam aqui pelo blog. Mas mais virão...

Em seguida deixo os links para um blog que tem vários excertos diferentes dos que colocarei aqui e que mostram o seu crescimento interior.

Parte 1 


Parte 2  


Parte 3


Parte 4  


Parte 5





E apesar de toda esta quantidade que foi transcrita, acreditem o livro tem muuuuuito mais. Vale mesmo a pena ler!

1 comentários:

Longe do Mundo... disse...

cada um de nos tem uma lmissao com o mundo.
a minha e de dar a conhecer as suas injustic,as, as suas dores, os seus desgostos.
para qe nao seja demasiado tarde pa humanidade repensar o mundo em qe vive ou sobrevive.
eu por norma nao gosto muito de ser optimista, sofro muito com todas as injustic,as qe me rodeiam e magoam.

Arquivo

Mensagens populares

Seguidores